sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dano de cigarros é instantâneo, diz estudo



O impacto do fumo a longo prazo já é conhecido e inclui doenças cardíacas e vários tipos de câncer. Agora uma pesquisa publicada no Chemical Research in Toxicology e noticiada pela BBC mostra que o cigarro prejudica o corpo depois de alguns minutos, e não com o passar dos anos. Isso acontece porque os produtos químicos que causam câncer se formam rapidamente após o trago. 


Os pesquisadores analisaram os níveis dos produtos químicos ligados ao câncer, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), em 12 pacientes após fumarem. Um HAP foi adicionado aos cigarros dos pacientes, e então foi transformado em outro produto químico que danifica o DNA e que pode causar câncer. A  pesquisa mostrou que esse processo demorou apenas 15 a 30 minutos para acontecer. 


"Esse estudo é único, é o primeiro a investigar o metabolismo de um HAP em humanos, especificamente vindo de inalação de fumaça de cigarro, sem interferência de outras fontes de exposição como poluição do ar e dieta", diz Stephen Hecht, da Universidade do Minnesota. Ou seja, para sentir os danos do cigarro não são precisos 30 anos, mas apenas 30 minutos. "Esse resultado deve servir como um forte aviso para quem está considerando começar a fumar", conclui ele. 

Fonte: HowStuffWorks

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Maconha causa 'caos cognitivo' no cérebro, diz estudo


A experiência, realizada em ratos, mostrou que a droga afeta a memória e a capacidade de tomar decisões


Memória: a ação constante e adequada dos neurônios no cérebro é fundamental para que o funcionamento da memória seja preservado (Thinkstock)
O consumo de maconha está associado a alterações na concentração e na memória que podem causar problemas neurofisiológicos e de conduta, indicou nesta terça-feira um estudo publicado pela revista Journal of Neuroscience. Os pesquisadores descobriram que a atividade cerebral fica descoordenada e inexata durante os estados de alteração mental com resultados similares aos observados na esquizofrenia.

O estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Farmacologia de Bristol, na Inglaterra, analisou os efeitos negativos da maconha na memória e no pensamento. Segundo eles, a droga pode provocar redes cerebrais "desorquestradas".
Matt Jones, um dos autores da pesquisa, equiparou o funcionamento das ondas cerebrais ao de uma grande orquestra na qual cada uma das seções vai estabelecendo um determinado ritmo e uma afinação que permitem o processamento de informações e que guiam nosso comportamento. Para comprovar a teoria, Jones e sua equipe administraram em um grupo de ratos um fármaco que se assemelha ao princípio psicoativo da maconha, a cannabis, e mediram sua atividade elétrica neuronal.

Embora os efeitos nas regiões individuais do cérebro tenham sido muito sutis, a cannabis interrompia completamente as ondas cerebrais através do hipocampo e do córtex pré-frontal, como se as seções de uma orquestra tocassem desafinadas e fora de ritmo. Jones indicou que estas estruturas cerebrais são fundamentais para a memória e a tomada de decisões e estão estreitamente vinculadas à esquizofrenia.

Os ratos se mostravam desorientados na hora de percorrer um labirinto no laboratório e eram incapazes de tomar decisões adequadas. "O abuso da maconha é comum entre os esquizofrênicos, e estudos recentes mostraram que o princípio psicoativo da maconha pode provocar sintomas de esquizofrenia em indivíduos sãos", explicou Jones.
Fonte: agência EFE

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

@saúde: uso de maconha pode causar câncer de testículo

Programa do psiquiatra Jairo Bouer traz informações sobre saúde, comportamento e sexualidade. Nesta edição, ele entrevista o urologista Adriano Nesrallah, que participou de uma pesquisa no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo sobre a associação entre o consumo frequente da droga e a doença.


Click aqui e acesse o link do video


Fonte: UOL