segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Riscos à saúde

Tabaco

É altamente viciante. A nicotina é altamente viciante e atua como um estimulante tanto como um sedativo ao sistema nervoso central. A ingestão de nicotina resulta em efeito quase imediato, porque provoca uma descarga de adrenalina a partir do córtex adrenal. Isto estimula o sistema nervoso central, e outras glândulas endócrinas, o que causa uma liberação repentina da glicose. A estimulação é seguida então por uma depressão e pela fadiga, conduzindo o usuário a procurar mais nicotina.

O cigarro e a maconha estão estreitamente relacionados. Pesquisas mostram que jovens que fumam cigarros são catorze vezes mais propícios a experimentar maconha do que aqueles que não fumam.

Nicotina se acumula no organismo. A nicotina do tabaco é absorvida rapidamente nos pulmões, independentemente se o fumo de tabaco é dos cigarros, charutos ou cachimbos. A nicotina também é absorvida rapidamente quando o tabaco é mastigado. Com o uso regular do tabaco, os níveis de nicotina se acumulam no corpo durante o dia e persistem durante a noite, assim expõem os fumantes diários aos efeitos da nicotina durante 24 horas por dia.

Longo prazo, existem riscos. Além da nicotina, a fumaça do cigarro é principalmente composto por uma dúzia de gases (principalmente o monóxido de carbono e de alcatrão). O alcatrão em um cigarro, que varia entre 15 mg para um cigarro regular e 7 mg para um cigarro de baixo teor de alcatrão, expõe o usuário a ter problemas como câncer pulmonar, enfisema, e desordens brônquicas. O monóxido de carbono no fumo aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.

O fumo passivo também pode causar doenças. A Environmental Protection Agency (USA), concluiu que o tabagismo passivo provoca câncer pulmonar em adultos, aumenta consideravelmente o risco de doenças respiratórias em crianças e morte súbita infantil.

Fonte: Information provided by the National Institute on Drug Abuse and the 2005 National Survey on Drug Use and Health (SAMHSA) (USA).

Nenhum comentário: