quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

POR QUE OS JOVENS USAM MACONHA?

Série sobre Maconha (Parte VIII)



As crianças e os adolescentes começam a fumar por muitas razões, entre as mais comuns são a curiosidade e o desejo de fazer parte de um grupo social. Os jovens que já fumam cigarros/ou bebem álcool, correm maior risco de provar a maconha.

A pesquisa também sugere que o uso de álcool ou das drogas entre os membros da família é outro fator importante. Os pais, avôs, e irmãos mais velhos são modelos que as crianças tendem a imitar.

Alguns jovens que usam drogas não têm uma boa relação com seus pais. Outros têm amigos que usam drogas e que os pressionam a prová-la e usa-la. Em outras palavras, todos os aspectos do meio no qual se desenvolve a criança (a casa, a escola, a vizinhança) são determinantes para a possibilidade de que prove as drogas.

As crianças que fumam muita maconha podem ficar dependentes dela; e esta é a razão principal pela qual a consomem. Outros mencionam aspectos emocionais que os levaram para as drogas, como a ansiedade, a raiva, a depressão, o tédio e outros. Isto apesar de que o uso da maconha não seja a resposta dos problemas da vida, ficar drogado é apenas uma forma de não enfrentar situações que apresentam um desafio.

Nenhum comentário: