quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

QUAIS SÃO OS EFEITOS A LONGO PRAZO DA MACONHA?

Série sobre Maconha (Parte XVI)


Apesar de que ainda não conhecemos todos os efeitos da maconha a longo prazo, existem sérias preocupações quanto a seus efeitos na saúde. Por exemplo, um grupo de pesquisadores na Califórnia examinou o estado de saúde de 450 fumantes cotidianos (diários) de maconha (que não fumavam tabaco). Em comparação com outras pessoas não-fumantes, estas pessoas tinham mais ausência de trabalho por doença e mais visitas médicas por problemas respiratórios e outras doenças.

Os resultados até a data indicam que o uso regular da maconha ou do THC são fatores no câncer e nos problemas com os sistemas respiratórios, imune e reprodutivo.

Câncer

É difícil determinar se a maconha causa câncer, porque a maioria das pessoas que a usa também fuma tabaco e consome outras drogas. A maconha contém alguns dos mesmos elementos que causam câncer e que se encontram nos cigarros, às vezes mais concentrados. Os estudos mostram que uma pessoa que fuma cinco cigarros de maconha na semana consome a mesma quantidade de químicos carcinógenos que uma pessoa que fuma um maço de cigarro por dia.

A fumaça da maconha e do tabaco provavelmente mudam os tecidos que cobrem o sistema respiratório. Também é possível que em algumas pessoas a fumaça da maconha contribua para o desenvolvimento cedo do câncer da cabeça e do pescoço.

Sistema reprodutivo

O abuso da maconha pode afetar os hormônios masculinos e femininos e, portanto, as características e função sexual. As doses altas da droga podem adiar a puberdade dos meninos e ter efeitos contrários na produção de esperma.

Entre as mulheres, a maconha pode modificar o ciclo menstrual normal e inibir a produção de óvulos dos ovários.

Sistema imune

O sistema imune protege o corpo de muitos elementos que podem causar doenças. Não sabemos se a maconha afeta este sistema, mas existem estudos em animais e humanos que mostram que a droga impede a função normal das células T, quando se trata de defender o sistema respiratório de certos tipos de infeções. As pessoas que têm o vírus HIV e cujos sistemas imunes não funcionam adequadamente, devem evitar o uso da maconha.

Fato: Os fumantes de maconha têm muito dos mesmos problemas respiratórios dos fumantes de tabaco, como a bronquite e a sinusite.

Sistema respiratório

As pessoas que fumam maconha freqüentemente desenvolvem os mesmos problemas respiratórios daquelas que fumam cigarros. Têm sintomas como uma tosse crônica (bronquite crônica), mais resfriados. O uso contínuo da maconha pode resultar em função anormal dos pulmões e das vias respiratórias. Encontramos evidências de que a fumaça da maconha pode destruir ou danificar o tecido pulmonar. Infecções por fungos presentes na maconha podem ocorrer em usuários freqüentes.

Nenhum comentário: