terça-feira, 30 de setembro de 2008

Maconha prejudica fertilidade de homens, diz estudo

Homens que fumam maconha podem estar se tornando menos férteis, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Queen, de Belfast, na Irlanda do Norte.

O estudo examinou o efeito do THC, a substância ativa da maconha, no esperma. Além de dificultar a chegada do sêmem no óvulo, a maconha prejudica outras funções do esperma como a habilidade de romper a camada protetora do óvulo.

A doutora Sheena Lewis, do departamento de obstetrícia e ginecologia da universidade, disse que a recente reclassificação da maconha na Grã-Bretanha – o governo colocou a substância na mesma categoria dos tranquilizantes – torna a pesquisa mais relevante.

"A necessidade de determinar os efeitos na fertilidade masculina é ainda maior, assim os homens podem tomar uma decisão consciente sobre fumar a droga”, disse Lewis.

Dois problemas

A idéia da pesquisa surgiu depois que os pesquisadores observaram que vários homens inférteis que se consultavam no hospital costumavam fumar maconha regularmente.

Lewis disse que experimentos recentes em animais sugerem que a maconha pode ser uma grande causadora de infertilidade e "as experiências em humanos reafirmaram isso", segundo a médica.

Um em cada seis casais na Grã-Bretanha é afetado por infertilidade, com 40% dos casos apresentando problemas com o esperma.

"Acredita-se que 3,2 milhões de pessoas no país fumam maconha, e esse número deve aumentar agora", afirmou Lewis.

"Juntando os dois problemas, acreditamos que o uso da droga vai aumentar os problemas de infertilidade masculina", concluiu a médica.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: