terça-feira, 30 de setembro de 2008

Uso precoce de maconha levaria à dependência química

Pessoas que fumam maconha quando muito jovens têm mais probabilidade de desenvolver problemas com drogas e álcool mais tarde, de acordo com pesquisadores.

Num grande estudo feito com gêmeos australianos, pesquisadores constataram que aqueles que usaram maconha antes dos 17 anos tinham de duas a cinco vezes mais chances de usar outras drogas ou desenvolver dependência de álcool e drogas.

Os pesquisadores trabalharam com 311 pares de gêmeos do mesmo sexo. Em todos os casos, um dos irmãos começou a usar maconha antes dos 17 anos, e o outro não.

Esses gêmeos foram entrevistados quando tinham por volta de 30 anos e constatou-se que os que tinham começado a usar maconha mais cedo tinham altas taxas de problemas com álcool e outras drogas.

Dependência

Cerca de 46% contaram que se tornaram dependentes de maconha, e 43% se tornaram dependentes de álcool.

Os que usaram maconha mais cedo também apresentaram altas taxas para o uso de outras drogas, incluindo cocaína e outros estimulantes (48%), heroína e outros opiáceos (14%) e alucinógenos (35%).

Essas taxas são entre 1,8 e 5,2 vezes mais altas do que as observadas em gêmeos que não usaram maconha antes dos 17 anos.

"Na verdade estávamos esperando que usando gêmeos e controlando os fatores genéticos e familiares, descobriríamos que a associação entre o uso precoce e o abuso posterior desapareceria", disse o pesquisador Michael Lynskey, do Instituto de Pesquisas Médicas Queensland, em Brisbane, na Austrália.

"Mas esse estudo demonstrou que há mais relações entre as duas coisas do que pensávamos inicialmente", completou.

Razão desconhecida

Os pesquisadores disseram que a razão pela qual o uso precoce de maconha está ligado a problemas mais tarde não ficou clara.

"Freqüentemente se supõe implicitamente que a associação entre a maconha e outras drogas é farmacológica, que usar maconha muda o cérebro e faz o consumidor desejar outras drogas", afirmou Lynskey.

"Mas há um grande número de outros mecanismos potenciais, incluindo acesso a drogas, vontade de infringir a lei e predisposição de se envolver em comportamentos de risco", disse.

Muitos fatores influenciam a probabilidade de alguém desenvolver problemas com álcool e drogas.

Mas fatores como genética e circunstâncias familiares parecem ser semelhantes para gêmeos.

Assim, pesquisadores são mais capazes de chegar a conclusões significativas quando examinam outros fatores, como a influência do uso precoce de drogas leves no desenvolvimento de outros problemas.
A pesquisa foi publicada no Journal of the American Medical Association.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: