quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Auxílio para abandonar o fumo

1- A melhor maneira de abandonar o cigarro é, acima de tudo, ter motivação para fazê-lo. Boas razões seriam, por exemplo: desejo de melhorar a saúde; preocupação com membros da família ou amigos que são vítimas do perigoso vício; provar força de vontade e amor próprio.

2- Determine um dia específico para deixar de fumar. Nesse dia, já ao levantar-se, seja drástico: nem um único cigarro. Será cura dolorosa e difícil, mas de resultados rápidos.

3- Elimine de seu ambiente todo vestígio de cigarros, ou o que possa trazê-los à lembrança, principalmente cinzeiros. Isso o ajudará psicologicamente a lutar contra o hábito.

4- Evite amizades e ambientes que favoreçam o desejo de fumar. Visite apenas locais onde o cigarro seja proibido.

5- Economize dinheiro que seria gasto na compra de cigarros durante um mês. Adquira com esse dinheiro um presente para alguém da família ou amigo, especialmente a pessoa que partilha com você a alegria de abandonar o vício.

6- Mantenha-se ocupado quando sentir o desejo de fumar. Faça todas as coisas que deixou de fazer por falta de tempo, como escrever, cuidar do jardim, ler, visitar amigos, viajar ou fazer pequenos consertos em casa.

7- Caso fique tenso, respire profundamente e beba grande quantidade de água ou suco de frutas, uma vez que o líquido colabora com a limpeza da nicotina do organismo. Mascar chiclé ou chupar balas também ajuda.

8- Pratique qualquer tipo de exercícios, especialmente aeróbicos, sempre com supervisão de profissional e prévia consulta ao médico.

9- Reduza de maneira drástica -- ou elimine de vez -- o consumo de álcool que bebe regularmente. A bebida é, geralmente, a parceira habitual do vício do cigarro e pode despertar o desejo de fumar. É preciso avaliar a conveniência de aceitar convites para reuniões sociais onde sempre haverá alguém que fuma ou bebe.

10- Seja duro e crítico com anúncios veiculados na televisão, rádio ou impressos. Analise-os sempre sob a perspectiva do prejuízo que trazem e da atitude insensível das empresas fabricantes de cigarro.

Nenhum comentário: