sábado, 6 de junho de 2009

Fumar maconha diariamente: um novo fator de complicação em portadores de hepatite C

A esteatose hepática (do fígado) é uma condição na qual ocorre um acúmulo de gordura no fígado. A esteatose, por si só, é considerada um quadro benigno, salvo exceções. Uma parte menor dos pacientes com esteatose pode evoluir com o quadro conhecido como esteato-hepatite não alcoólica. Ou seja, além da esteatose existem inflamação e fibrose no fígado.

Um novo estudo publicado na revista médica Gastroenterology em sua edição de fevereiro de 2008 indica que o hábito de fumar maconha todos os dias está associado ao aumento da gravidade da esteatose em doentes já portadores de hepatite C crônica.

Pesquisadores franceses investigaram a relação entre o uso de maconha e o grau de esteatose em doentes com hepatite C crônica não tratada. Um total de 315 pacientes consecutivos com hepatite C crônica não tratada submetidos a biópsia do fígado foi incluído no estudo, e foram obtidas histórias detalhadas de uso recente de maconha, tabaco e álcool.

Os pesquisadores verificaram que quase um terço dos pacientes que fumavam maconha diariamente tinha um grau marcante de esteatose, em comparação com 7,7% dos utilizadores ocasionais da droga, e 16,0% de não-usuários.

Na análise estatística realizada, o uso diário da maconha foi associado a uma duplicação da taxa de esteatose importante, enquanto que a utilização ocasional não teve efeito significativo.

Fonte: Gastroenterology

Nenhum comentário: