terça-feira, 14 de julho de 2009

Maconha também afeta pulmão

O aumento do uso de drogas, seja devido ao tráfico, seja pela liberação das mesmas em alguns países, faz com que o número de pessoas que as utilizam aumente a cada dia. Muitas são as conseqüências disso, entre elas podemos citar a dependência, o aumento do número de doenças transmitidas por seringas compartilhadas, doenças mentais, entre outras.

Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine (2007) por pesquisadores na Escola de Medicina na Universidade de Case Western em Cleveland, Ohio, procurou avaliar qual a influência da maconha sobre os pulmões, assim como as possíveis complicações que esse hábito poderia provocar no sistema respiratório.

Para conseguir avaliar essas questões, os autores da pesquisa fizeram uma revisão de 34 artigos, publicados no Medline, PsychINFO e na EMBASE, de janeiro de 1966 a outubro de 2005.

Através da pesquisa, os cientistas perceberam que mesmo uma pessoa exposta por curtos períodos à maconha, já apresenta alterações pulmonares. Uma longa exposição aumentaria os sintomas de tosse, espirro e da produção de escarro, sugestivos de uma doença pulmonar obstrutiva (uma doença crônica e progressiva que se caracteriza por uma obstrução da passagem de ar pelos pulmões; juntamente a um quadro de bronquite e enfisema pulmonar).

Fonte: Archives of Internal Medicine

Nenhum comentário: