terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

COMO A MACONHA AFETA O CÉREBRO?

Série sobre Maconha (Parte XIX)

O THC afeta as células nervosas na parte do cérebro onde se formam as memórias. Isto faz com que o indivíduo tenha dificuldades para se lembrar de eventos recentes, e é difícil, para o indivíduo, aprender enquanto esteja sob a influência da droga. Para poder aprender e desempenhar tarefas que requerem mais de uma etapa, é necessário que o indivíduo tenha a capacidade normal da memória a curto prazo.


Alguns estudos demonstraram que a maconha tem efeitos na função mental das pessoas que a fumam muito e por muitos anos. Em um grupo de fumantes crônicos na Costa Rica, verificamos que as pessoas tinham muita dificuldade em lembrar uma lista curta de palavras (que é uma prova básica de memória). As pessoas em estudo também tiveram grande dificuldade em prestar atenção às provas que lhes foram apresentadas.


Provavelmente a maconha destrói células de algumas regiões do cérebro. Os cientistas têm observado em estudos com ratos de laboratório que estes quando recebem altas doses de THC apresentaram redução do número de neurônios (células cerebrais), condição semelhante que é vista em animais anciãos que não são expostos à maconha. Isto significa que ocorre um "envelhecimento" do cérebro do consumidor. Os cérebros dos ratos com idade de 11 e 12 meses (aproximadamente a metade de suas vidas) tinham a mesma aparência que a dos animais com 2 anos. Os pesquisadores ainda estudam os efeitos que poderiam causados no cérebro humano pela maconha.


FATO: Fumar maconha afeta o cérebro e resulta em empecilho da memória a curto prazo, a percepção, o raciocínio e a habilidade motriz.

Nenhum comentário: